O radônio, um gás radioativo de origem natural e se forma durante a transformação do Urânio-238 em chumbo, e é a segunda maior causa de câncer de pulmão no mundo, atrás apenas do tabaco.
Os cientistas atribuem a esse gás radioativo entre 10 e 15% dos casos de câncer de pulmão, número que sobe para 25% quando se trata de fumantes, (DADOS OMS – Organização Mundial da Saúde). Os átomos de radônio têm uma vida relativamente curta (em média 4 dias) e se tornam átomos de chumbo após alguns dias. No entanto, enquanto é um átomo de radônio, ele é um gás. Dessa forma, consegue penetrar pelo solo e se misturar ao ar de uma casa. A principal maneira que o radônio usa para entrar em uma casa é por meio do alicerce (espaços entre o solo e o assoalho, porões).
O grau de exposição ao radônio aumenta em ambientes ou edifícios fechados e esse gás penetra nas casas por fissuras no concreto, rachaduras no assoalho de porões, drenos, bombas de esgoto, solo exposto, pontos de ligação da construção (entre o chão e a parede – argamassa), buracos no chão, pequenos poros nos muros ou pelo encanamento. Ele é muito comum onde temos materiais de construção à base de granito.
Os níveis de radônio em uma casa comum são de cerca de 1,25 picocuries/litro de ar (pCi/L). Se um teste revelar níveis de 4 pCi/L ou maiores, algo deve ser feito para reduzir esse nível;
A concentração deste gás radioativo pode ser reduzida de maneira imediata deixando as janelas abertas e permitindo a circulação do ar, criando sistemas de ventilação ou instalando exaustores. Isto é essencial quando temos casas com porões úmidos e gateiras (buracos abaixo da laje) com pouca ventilação e aberturas;
A OMS destaca que, em um estudo efetuado em casas no ano 2000, Suécia, Noruega, Finlândia e República Tcheca eram os países onde foi detectada a maior presença de radônio.
No Brasil ainda não se tem estudos e nem dados estatísticos sobre os malefícios deste gás.Porém, em nossos projetos de consultoria, temos encontrado aqui no Brasil uma grande gama de residências e prédios com a presença de radônio.
Ainda não há nenhum estudo específico sobre os efeitos causados à curto prazo pelo radônio. A longo prazo e em alta quantidade provoca câncer de Pulmão. Um outro fator é que ele se transforma em chumbo que pode causar vários problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário