Visitantes

SEJAM BEM VINDOS! AGRADEÇO A TODOS OS LEITORES DOS MAIS DE 98 PAISES, QUE LEEM REGULARMENTE O MEU BLOG, CITO, - WELCOME! THANK YOU TO ALL READERS OF MORE THAN 98 COUNTRIES, WHO REGULARLY READ MY BLOG: BRASIL, PORTUGAL, MOCAMBIQUE, REINO UNIDO, IRLANDA, TIMOR-LESTE, ESTADOS UNIDOS, ITÁLIA, ANGOLA, CINGAPURA, ALEMANHA, UCRÂNIA, JAPÃO, ARGENTINA, AUSTRÁLIA, FRANÇA, CANADÁ,ÍNDIA, BOLIVIA, BÉLGICA, NORUEGA, ISLÂNDIA, ÁUSTRIA, MÉXICO, ESPANHA, COLÔMBIA, AFRICA DO SUL, RÚSSIA, TURQUIA, ARABIA SAUDITA, HOLANDA, SUIÇA, URUGUAI, CABO VERDE, MACAU, SUÉCIA, EGITO, MALÁSIA, PARAGUAI, LETÔNIA, EMIRADOS ÀRABES UNIDOS, SENEGAL, GRÉCIA, ETIÓPIA, GUIANA FRANCESA, HAITI, REPUBLICA TCHECA, DINAMARCA, POLÔNIA, PERU, FINLÂNDIA, FILIPINAS, HONDURAS, SÃO TOMÉ E PRINCIPE, HUNGRIA, ISRAEL, TAILANDIA, ALBÂNIA, MARROCOS, CATAR,ROMÊNIA,CHIPRE,CHINA,INDONÉSIA,CHILE, NAMÍBIA, CROÁCIA, NIGÉRIA, SÉRVIA, VENEZUELA, LUXEMBURGO, TOGO, SURINAME, NEPAL,AFEGANISTÃO,TAIWAN, HONG KONG, MOLDÁVIA, VIETNÃ, BULGÁRIA, BAHREIN, ESLOVÊNIA, PAQUISTÃO, PANAMÁ, SUDÃO, COREIA DO SUL, GUINÉ BISSAU, IRÃ, BELARUS, CASAQUISTÃO, COSTA DO MARFIM, BÓSNIA-HERZEGOVINA, IRAQUE, AUSTRIA, QUÊNIA, EQUADOR, KONGO - KINSHASA, BANGLADESH, LÍBANO, JERSEY e KUWAIT. CONTINUEM PARTICIPANDO, TIRANDO SUAS DÚVIDAS E DANDO SUGESTÕES. MUITO OBRIGADO! ACESSEM TAMBÉM O NOSSO SITE: www.radiacoesnocivas.com Acesse nossos vídeos, digite: JBFILHOFOREVER na pesquisa do YOUTUBE.COM.BR

29 de maio de 2012

Radiação de antenas de rádio e TV preocupa mais que a de celulares



Mais preocupantes do que as radiações eletromagnéticas emitidas pelo sistema de telefonia celular são as emissões das antenas de rádio e televisão, concentradas em torres localizadas nos pontos altos da cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista. Essa foi uma das principais considerações dos especialistas que se apresentaram nesta segunda-feira (17/11), no primeiro dia do Seminário Saúde e Meio Ambiente e as Fontes de Radiação Eletromagnética, na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA, que está promovendo o evento juntamente com o CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente.

A abertura do seminário, que se encerra nesta terça-feira (18/11), contou com a presença do professor José Goldemberg, secretário de Estado do Meio Ambiente, do secretário-executivo do CONSEMA, Germano Seara Filho, e do diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, Lineu Bassoi.

Antenas de rádio e TV

A palestrando ilustrou, inicialmente, com o exemplo do forno de microondas para explicar fenômenos como o efeito térmico provocado pelas radiações. Na realidade, o que provoca o aquecimento é a desenfreada movimentação das moléculas de água, contidas nos alimentos, que se agitam a velocidades fantásticas quando submetidas às ondas eletromagnéticas, que se propagam com a velocidade da luz.

O corpo humano, que também contém água, acaba funcionando de forma semelhante, absorvendo as radiações. De acordo com a professora, no entanto, a única implicação comprovada referente à saúde humana, em conseqüência do uso dos telefones celulares, por exemplo, é relativa ao próprio aquecimento, que, apesar da proximidade do aparelho com o corpo humano, é quase imperceptível, em função da baixa potência, com um máximo de 0,6 watts (w).

De acordo com o Pereira Filho, em medidas de potência efetuadas em São Paulo, constatou-se que as antenas de celulares emitiam 0,2 microwatt por centímetro quadrado (uW/cm2), contra 15 a 20 uW/cm2, das antenas de rádio e tevê instaladas na Avenida Paulista.

Limite de emissões

Baranaukas questiona o limite de segurança das emissões dos telefones celulares no Brasil, proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que é de 400 microwatts/cm². A equipe da Universidade Estadual de Campinas tinha proposto o limite de 100 microwatts/cm², muito menos restritivo que o de países como a Suécia (4,2 microwatts/cm² ), Itália (10 microwatts/cm² ) e China (6,8 microwatts/cm²).

Efeitos carcinogênicos

O professor Francisco de Assis Ferreira Tejo, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, da Paraíba, realçou suas preocupações com os possíveis efeitos carcinogênicos das emissões do sistema de telefonia celular. Na sua opinião, a exposição prolongada de um sistema biológico a essas emissões eletromagnéticas pode resultar em danos à saúde. Afirmou que a proliferação descontrolada de estações de difusão de rádio e tevê, assim como de celulares, produziu uma densidade de radiação eletromagnética milhões de vezes mais elevada do que os níveis naturais.

Essa preocupação é justificada pelas estatísticas divulgadas recentemente pela ANATEL, segundo as quais, no Brasil, chegou-se ao número de 40 milhões de unidades de telefones móveis, ultrapassando o número de telefones fixos.

Os estudos dos efeitos biológicos das ondas eletromagnéticas são de extrema importância. O celular, por exemplo, está cada vez mais presente no dia-a-dia da população em geral. Esses efeitos podem ser divididos em ionizantes (térmico) e não-ionizantes (não térmicos). As radiações não-ionizantes despertam interesse devido ao fato de serem não apenas absorvidas pela pele, mas podendo penetrar tecidos do interior do corpo que não possuem terminações nervosas sensíveis ao calor.
Mais preocupantes do que as radiações eletromagnéticas emitidas pelo sistema de telefonia celular são as emissões das antenas de rádio e televisão, concentradas em torres localizadas nos pontos altos das cidades
.

Todos os organismos são sensíveis a energias eletromagnéticas; sem energia nosso organismo não conseguiria sobreviver. Uma alteração ocasionada por uma radiação artificial, ou seja, aquela criada e desenvolvida pelo ser humano, pode produzir mudanças biológicas consideráveis em nossa saúde. Já há evidências, na Medicina, de que a exposição a campos eletromagnéticos de baixa freqüência pode reduzir significantemente os níveis de melatonina no corpo.


http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/171103_seminario.htm 

http://quantumscience.com.br/node/9 

http://www.mreengenharia.com.br/


Um comentário:

Anônimo disse...

This blog wаѕ... hoω do you say іt?
Rеleνant!! Fіnаlly I have found something that helpeԁ me.
Chеегs!

Feеl free to vіsit my weblog timex gps watch